Roma

Roma é linda. Eu estava esperando uma cidade daquelas onde só o que presta são as coisas históricas, mas ela é incrivelmente orgânica, dinâmica e viva.

Quando chegamos estava chovendo, mas foi o tempo de deixarmos as coisas no albergue que o sol saiu e o tempo ficou lindo.

No nosso primeiro dia, que foi um domingo (chegamos no sábado à noite), decidimos ir ao Vaticano, já que no último domingo do mês a entrada para o museu é grátis (e o papa aparece às 12:30 para uma benção). Acordamos cedinho, fomos para o Vaticano e, claaaro, pegamos uma fila de mais ou menos uma hora e meia (ou 2?), mas conseguimos entrar!

A primeira coisa que fizemos foi ir no museu do Vaticano. Lá é bem impressive, mas a gente queria mesmo ver a Capela Sistina. Pessoalmente, fiquei um pouco decepcionada. Achei ela miudinha demais (só depois pensei no nome – Capela Sistina) e era muito chato, porque estávamos tentando olhar pra cima para ver todos os mil detalhes da pintura (linda) do teto e os seguranças da capela ficavam gritando SHHHH de dois em dois segundos. No final eu estava quase gritando de volta, para eles fazerem silêncio.

Depois do museu, vimos a benção do papa.

Essa é a galera esperando o papa falar na Praça de São Pedro. Estava bem cheio e ele falou de uma janelinha que estava atrás de um andaime, já que uma parte do Vaticano estava em reforma. So, o que vimos mesmo foi um telão (¬¬).

Por último, fomos para a Basílica de São Pedro. Eu achei ela muito mais impressionante que o museu. Lá está o túmulo do Papa João Paulo II e a Pietà (que vale a visita).

Saindo da basílica demos de cara com isso:

Ri muito do uniforme da Guarda Suíça, mas achei legal eles manterem a tradição (desde …? 1500?).

Outra tradição no Vaticano é você mandar um cartão postal de lá, já que eles são um Estado independente (e, portanto, têm o próprio correio, selo etc.). Eu mandei um para minha mamis :)

Saindo do Vaticano, fomos passear pelas ruas de Roma.

Andamos e andamos até que chegamos na Fontana di Trevi.

Lá é de outro mundo. A fonte é como se fosse parte de um prédio. Na verdade, isso é o mais legal de Roma: todas as coisas históricas, antigas, “intocáveis”, estão logo ali, ao lado da sorveteria, da casa de alguém. Por isso que eu achei a cidade orgânica, como falei lá em cima. As coisas não ficam isoladas só porque são velhas, elas são parte da cidade mesmo.

Nós jogamos moedinhas na fonte, claro. Ouvimos dizer que cerca de 3.000 euros são jogados na fonte diariamente (já sabemos, da próxima vez que faltar dinheiro para aquele lanchinho…). A parte boa disso é que todo o dinheiro recolhido vai para caridade.

Eu tentei tirar uma foto como Regente do meu signo, Netuno (que está boladão na fonte), mas ele ficou meio fora de foco. :D

Então aqui está ele solo, em foco:

A fonte é tão linda e ficar lá ouvindo o baraulhinho da água é tão gostoso que nós voltamos à noite, depois da janta, com uma garrafa de vinho.

No nosso segundo dia estávamos determinados a fazer o circuito ruínas. Acordamos cedo (once again) e Partimos para o Foro Romano.

No caminho passamos pela Bocca della Verità, uma escultura dos tempos da Roma antiga que hoje está em uma igrejinha (de Santa Maria, onde também estão as relíquias de São Valentim). Desde a Idade Média, reza a lenda de que se alguém colocar a mão na boca e mentir, a mão é cortada fora! Terrível para casais desonestos.

E também passamos pelo Circus Maximus, que costumava ser um estádio de corrida da Roma antiga.

De lá já dá para ver as ruínas do Foro Romano.

Bem, por que decidimos ir antes ao Foro e depois ao Coliseu? Lá você pode comprar o ingresso conjunto Foro Romano-Coliseu e depois não pega fila para entrar no Coliseu. Essa foi a melhor dica que me deram  (thanks, Tellito <3). No Foro Romano mal tem fila, coisa de 15 minutos. Logo entramos e nos deparamos com um maaaaar de ruínas do que costumava ser o centro (comercial, político, religioso, tudo) de Roma.

Lá de cima dá para ver o Coliseu!

E para lá partimos, depois de ficar horas andando pelo Foro.

O Coliseu é enorrrrrme e é muito impressionante pensar sobre as coisas que aconteciam lá. Eu acho os Romanos muito loucos.

Um pequeno ps: a lojinha do Coliseu é a única que tem produtos realmente legais e diferentes! Eu adorei os totebags de lá (tinha um com a ilustração de uma menininha na praia fazendo um coliseu na areia, muito fofo).

No fim do dia, quando terminamos o tour-ruínas-de-2000-anos-de-idade, continuamos a explorar a cidade rumo à Plaza Espanha.

Na Praça da Espanha tem uma escadaria (novinha, só do séc. XVIII) onde as pessoas ficam sentadinhas, descansando ou admirando as vitrines das lojas milionárias que ficam na rua em frente (eu, no caso, estava quase dormindo, olhando para as pessoas na escada).

Do alto da escadaria a vista da cidade é bem bonita, mas logo ao lado da Praça da Espanha tem uma outra praça, a Piazza del Popolo, que leva a um mirante do qual a vista é essa:

Descemos e fomos jantar, nossa última jantinha em Roma. Eu comi risotto e bebi um vinho tinto lindo :)

Mais um pulinho na Fontana di Trevi e nossa estadia em Roma was over. Depois seguimos para Sorrento, de onde conhecemos um pouquinho da Costa Amalfi!

Aguardem! :)

ps: contribuições fotográficas para esse post de Filde e Aline <3

3 thoughts on “Roma

1. Xuxu, AMEI seu post de Roma! Me senti parte da sua viagem por ter te dado as dicas e ter visto que você usou ate umas coisinhas q eu disse como a parada da Boca Della Verità, q eu nao vi!! Fiquei muito feliz q você pode aproveitar essa viagem e também amou a Fontana de Trevi! Aquele lugar é MAGICO! E também me impressionou que as paradas históricas sao todas no meio da cidade, virando uma esquina!!

Estou morto de saudade, mas tao feliz por você!! Te amo!

• Tellitoooo! Lembrei muito de você por lá!!!! Sim, a Fontana de Trevi é MAGICA! eu amei, amei, amei!!!! também estou morta de saudades, lindo. e tb te amo muito!
      ps: o carro rosa é mto fofo! as vezes é o mesmo!!!