Roma

IMG_8107

Roma é linda. Eu estava esperando uma cidade daquelas onde só o que presta são as coisas históricas, mas ela é incrivelmente orgânica, dinâmica e viva.

IMG_8185

Quando chegamos estava chovendo, mas foi o tempo de deixarmos as coisas no albergue que o sol saiu e o tempo ficou lindo.

No nosso primeiro dia, que foi um domingo (chegamos no sábado à noite), decidimos ir ao Vaticano, já que no último domingo do mês a entrada para o museu é grátis (e o papa aparece às 12:30 para uma benção). Acordamos cedinho, fomos para o Vaticano e, claaaro, pegamos uma fila de mais ou menos uma hora e meia (ou 2?), mas conseguimos entrar!

IMG_2561

IMG_7824

IMG_7814

A primeira coisa que fizemos foi ir no museu do Vaticano. Lá é bem impressive, mas a gente queria mesmo ver a Capela Sistina. Pessoalmente, fiquei um pouco decepcionada. Achei ela miudinha demais (só depois pensei no nome – Capela Sistina) e era muito chato, porque estávamos tentando olhar pra cima para ver todos os mil detalhes da pintura (linda) do teto e os seguranças da capela ficavam gritando SHHHH de dois em dois segundos. No final eu estava quase gritando de volta, para eles fazerem silêncio.

Depois do museu, vimos a benção do papa.

IMG_7792

Essa é a galera esperando o papa falar na Praça de São Pedro. Estava bem cheio e ele falou de uma janelinha que estava atrás de um andaime, já que uma parte do Vaticano estava em reforma. So, o que vimos mesmo foi um telão (¬¬).

IMG_7790

IMG_2552

IMG_7801

Por último, fomos para a Basílica de São Pedro. Eu achei ela muito mais impressionante que o museu. Lá está o túmulo do Papa João Paulo II e a Pietà (que vale a visita).

IMG_7841

Saindo da basílica demos de cara com isso:

IMG_7860

Ri muito do uniforme da Guarda Suíça, mas achei legal eles manterem a tradição (desde …? 1500?).

Outra tradição no Vaticano é você mandar um cartão postal de lá, já que eles são um Estado independente (e, portanto, têm o próprio correio, selo etc.). Eu mandei um para minha mamis :)

IMG_7862

Saindo do Vaticano, fomos passear pelas ruas de Roma.

IMG_7809

IMG_7865

IMG_7871

IMG_7874

IMG_7878

IMG_7887

IMG_7888

IMG_7889

IMG_7893

IMG_7894

IMG_7895

IMG_7903

IMG_7996

IMG_7904

IMG_7907

IMG_7912

IMG_7914

Andamos e andamos até que chegamos na Fontana di Trevi.

IMG_2710

Lá é de outro mundo. A fonte é como se fosse parte de um prédio. Na verdade, isso é o mais legal de Roma: todas as coisas históricas, antigas, “intocáveis”, estão logo ali, ao lado da sorveteria, da casa de alguém. Por isso que eu achei a cidade orgânica, como falei lá em cima. As coisas não ficam isoladas só porque são velhas, elas são parte da cidade mesmo.

Nós jogamos moedinhas na fonte, claro. Ouvimos dizer que cerca de 3.000 euros são jogados na fonte diariamente (já sabemos, da próxima vez que faltar dinheiro para aquele lanchinho…). A parte boa disso é que todo o dinheiro recolhido vai para caridade.

IMG_7919

IMG_7920

Eu tentei tirar uma foto como Regente do meu signo, Netuno (que está boladão na fonte), mas ele ficou meio fora de foco. :D

IMG_7925

Então aqui está ele solo, em foco:

IMG_7921

A fonte é tão linda e ficar lá ouvindo o baraulhinho da água é tão gostoso que nós voltamos à noite, depois da janta, com uma garrafa de vinho.

IMG_2590

No nosso segundo dia estávamos determinados a fazer o circuito ruínas. Acordamos cedo (once again) e Partimos para o Foro Romano.

No caminho passamos pela Bocca della Verità, uma escultura dos tempos da Roma antiga que hoje está em uma igrejinha (de Santa Maria, onde também estão as relíquias de São Valentim). Desde a Idade Média, reza a lenda de que se alguém colocar a mão na boca e mentir, a mão é cortada fora! Terrível para casais desonestos.

IMG_8028

E também passamos pelo Circus Maximus, que costumava ser um estádio de corrida da Roma antiga.

IMG_8013

IMG_2724

De lá já dá para ver as ruínas do Foro Romano.

Bem, por que decidimos ir antes ao Foro e depois ao Coliseu? Lá você pode comprar o ingresso conjunto Foro Romano-Coliseu e depois não pega fila para entrar no Coliseu. Essa foi a melhor dica que me deram  (thanks, Tellito <3). No Foro Romano mal tem fila, coisa de 15 minutos. Logo entramos e nos deparamos com um maaaaar de ruínas do que costumava ser o centro (comercial, político, religioso, tudo) de Roma.

IMG_8035

IMG_8038

IMG_8044

IMG_2744

IMG_8049

IMG_8061

IMG_9811

IMG_2617

IMG_2625

IMG_8063

IMG_8066

IMG_8081

IMG_2803

IMG_2748

IMG_8082

IMG_8087

IMG_9886

IMG_8119

Lá de cima dá para ver o Coliseu!

IMG_8092

IMG_8096

E para lá partimos, depois de ficar horas andando pelo Foro.

IMG_8128

IMG_2832

IMG_2833

IMG_8130

IMG_8135

IMG_9985

IMG_9984

O Coliseu é enorrrrrme e é muito impressionante pensar sobre as coisas que aconteciam lá. Eu acho os Romanos muito loucos.

Um pequeno ps: a lojinha do Coliseu é a única que tem produtos realmente legais e diferentes! Eu adorei os totebags de lá (tinha um com a ilustração de uma menininha na praia fazendo um coliseu na areia, muito fofo).

No fim do dia, quando terminamos o tour-ruínas-de-2000-anos-de-idade, continuamos a explorar a cidade rumo à Plaza Espanha.

IMG_2654

IMG_7964

IMG_7965

IMG_7967

IMG_2525

IMG_2530

IMG_7769

IMG_7770

IMG_7960

IMG_8030

IMG_8153

IMG_8166

IMG_8170

Na Praça da Espanha tem uma escadaria (novinha, só do séc. XVIII) onde as pessoas ficam sentadinhas, descansando ou admirando as vitrines das lojas milionárias que ficam na rua em frente (eu, no caso, estava quase dormindo, olhando para as pessoas na escada).

IMG_8173

IMG_8175

IMG_8183

Do alto da escadaria a vista da cidade é bem bonita, mas logo ao lado da Praça da Espanha tem uma outra praça, a Piazza del Popolo, que leva a um mirante do qual a vista é essa:

IMG_8187

IMG_8188

IMG_8191

IMG_8194

IMG_8231

Descemos e fomos jantar, nossa última jantinha em Roma. Eu comi risotto e bebi um vinho tinto lindo :)

IMG_2623

IMG_8261

Mais um pulinho na Fontana di Trevi e nossa estadia em Roma was over. Depois seguimos para Sorrento, de onde conhecemos um pouquinho da Costa Amalfi!

Aguardem! :)

ps: contribuições fotográficas para esse post de Filde e Aline <3

3 thoughts on “Roma

  1. Xuxu, AMEI seu post de Roma! Me senti parte da sua viagem por ter te dado as dicas e ter visto que você usou ate umas coisinhas q eu disse como a parada da Boca Della Verità, q eu nao vi!! Fiquei muito feliz q você pode aproveitar essa viagem e também amou a Fontana de Trevi! Aquele lugar é MAGICO! E também me impressionou que as paradas históricas sao todas no meio da cidade, virando uma esquina!!

    Estou morto de saudade, mas tao feliz por você!! Te amo!

    • Tellitoooo! Lembrei muito de você por lá!!!! Sim, a Fontana de Trevi é MAGICA! eu amei, amei, amei!!!! também estou morta de saudades, lindo. e tb te amo muito!
      ps: o carro rosa é mto fofo! as vezes é o mesmo!!!

Deixe uma Resposta

