The Bell Jar

Como contei para vocês, estou lendo The Bell Jar, da Sylvia Plath.

Eu ainda estou relativamente no começo (meu kindle diz 38%), mas já tenho algumas impressões que queria compartilhar com vocês :)

Eu sempre tive um certo medinho de ler Sylvia Plath, como um medo de qualquer coisa que pareça mais difícil do que a gente está topando, sabe? Acho que por isso  a surpresa foi tão boa: o livro parece ser escrito por uma menina como qualquer outra e não por uma gênia-monstra-inteligente-demais-pra-você.

plath1500

A narrativa, para mim, funciona assim: a autora não está (nem um pouco) preocupada em parecer inteligente ou em não parecer burra. Parece que ela fala o que pensa sem filtros, sem nada – a mais pura franqueza. Eu não sei como ela conseguiu fazer isso, especialmente em um tom tão autobiográfico, mas eu a admiro MUITO por ter conseguido! Fico pensando que eu nunca teria atingido esse nível de honestidade com um papel (acho que só nas minhas conversas da Julia com a Julia e mesmo assim, who knows?). E saber que ela também pensava coisas bobas e também pensava coisas fúteis aproxima a narradora do leitor de uma forma incrível (e faz a gente se sentir menos idiota).

Eu gosto de literatura que tem frases lindas, como é muito o caso do Gabriel García Márquez, um dos meus escritores favoritos, mas acho que isso acaba colocando o escritor em um lugar de semi-deus muito inacessível. A Sylvia provocou em mim intimidade, e eu amei isso :)

Agora eu vou ler um pouquinho antes de dormir e quando acabar o livro volto a falar dele ;)

Até!

Deixe uma Resposta

