Marrocos – deserto do Saara

Na manhã do nosso segundo dia em Marrocos, nós começamos nossa odisseia até o deserto do Saara! Nós fomos com uma excursão do Sahara Rouge que saia de Marrakech, passava pelas montanhas Atlas e chegava no Saara. Esse trajeto todo demorou quase 12 horas e, apesar de demorado, foi maravilhoso. Eu nunca imaginei que o Marrocos teria uma variedade de paisagens tão incrível – nós vimos desde montanhas nevadas até deserto, passando por bosques de pinheiros e campos de lavanda (sim!!!).

Com essas curvas todas, metade do nosso carro ficou enjoada, mas eu estava tão concentrada nas paisagens e querendo tirar fotos que nem vi esse caminho todo (fiquei com essa música na cabeça o tempo todo)!

Nós paramos algumas vezes para comer, ir ao banheiro, essas coisas e, claro, admirarmos a vista incrível das montanhas.

Uma das nossas paradas foi em uma antiga cidade fortificada na rota Marrocos-Saara. Acho que antigamente era um ponto de parada, mas hoje parece mais uma vila abandonada, já que a maioria dos habitantes moram em lugares mais modernos.

Para atravessar esse rio, fizeram uma trilha de sacos de areia e eu atravessei sem cair!

A vila vai subindo um morro e chegando lááá em cima a vista é incrível.

Saindo de lá almoçamos em um restaurante delicioso (mais tagine!!) e continuamos nossa viagem.

Logo antes de chegarmos nos camelos, passamos por uma cidadezinha para comprar água.

Continuamos nosso trajeto, enquanto o sol se punha…

… e chegamos nos camelos!

A essa altura eu estava absolutamente aterrorizada. Eu detesto andar a cavalo porque eles são altos e fortes e já estava imaginando que eu ia morrer no camelo, já que eles são ainda MAIS altos.

Maaas, it occurs que camelos são lentinhos e babões e fofos e eu não fiquei com medo nenhum deles (só na hora que eles levantavam e abaixavam, hehe)! O meu camelo chamava Brou (as in short for bróder, claro) e era uma simpatia só. In no time eu já estava tirando fotos lá de cima :)

(borradas, já que os camelos sacodem loucamente)

Depois de uma hora e meia quicando, chegamos no acampamento Berbere. A essa hora já estava escuro e nós já tínhamos efetivamente entrado no Saara (mas o acampamento era lá na portinha – para entrar mais no deserto, tinha que ser a excursão de mais dias).

Chegando lá tomamos um chazinho nessas almofadas amarelas que estavam cobrindo o chão de areia e depois jantamos.

Esses são todos que estavam na nossa van. Os dois primeiros são um casal de escoceses muito simpático que dividiu tenda com a Bel e o Carlos e o resto era nossa tchurma.

Depois do jantar (mais tagine!), ficamos do lado de fora, em volta da fogueira até que ela foi morrendo, junto com todas as luzes do acampamento, e nós ficamos vendo as (zilhões de) estrelas do céu do deserto.

Na manhã seguinte, acordamos cediiinho, tomamos café e escalamos uma das dunas para vermos um pouco mais do deserto.

(o Brou ainda estava dormindão, preguiçosinho :)

Depois de algum tempo nós e os camelos voltamos para a estrada onde nosso motorista estava esperando.

Na volta tirei mais algumas fotos da paisagem…

Até que chegamos na loucura de Marrakech :)

Foi uma viagem muito inesquecível!

Agora quero voltar para entrar mais no deserto e visitar Fez :)