Marrocos – Marrakech

Queridos,

Faz mais ou menos uma semana que voltei da viagem mais incrível que fiz até agora nesse semestre internacional louco: Marrocos.

Foram só 4 dias e nós não conseguimos visitar tudo o que queríamos (não fomos a Fez, uma das cidades que mais indicaram!), mas foram 4 dias fantásticos!

Eu vou dividir a viagem em dois posts: um sobre Marrakech e um sobre o deserto do Saara.

Aí vai:

Nós chegamos em Marrakech por volta do meio dia de quinta-feira em um voo lindamente baratinho da Ryanair.

Saindo do aeroporto, que era lindo, fomos para nosso hostel, o Riad Marrakech Rouge. Ele é hiper bem localizado, as pessoas que trabalham lá são simpáticas e solícitas e a decoração é maravilhosa.

(amei essa pintura)

(e eles te servem chá enquanto você faz o check-in :)

Assim que resolvemos tudo no hostel, fomos almoçar. Nossa primeira refeição foi linda, comemos tagine de carneiro (pretty much o que comemos durante toda a viagem, de tanto que gostamos).

E observem a Coca-cola, que máximo:

Depois do almoço, fomos para o Zoco, um mercado enoooorme que fica bem na praça principal, a Djemaa El Fna.

(ps: sorte que eu estava com outras pessoas – se dependesse de mim me encontrar naquelas ruelas, ia dormir no mercado, encolhidinha em um canto.)

No Zoco tinha de tu-do e é uma experiência obrigatória para quem viaja para lá. Antes de ir, meus amigos Belle e Peclat tinham ido e disseram que tudo era muito barato – lenços de seda pura por 10 euros! Eu fui com o seguinte pensamento “estou com a grana curta, só vou comprar uns lenços”. Claaaaaro que chegando a história foi outra: comprei um tapete para meu quarto no Rio (sim, consegui levar sem pagar excesso de bagagem – sou a rainha das malas), uma bolsa de couro, trezentos milhões de lenços e um par de sandálias.

A minha sorte é que minha irmã virou o terror do mercado, de tanto que barganhava. Em todas as barraquinhas que fomos ela dobrou os comerciantes e sempre conseguia o preço que ela queria (os nossos lenços de seda saíram a 4 euros O.o). Ela foi chamada de Berber (o povo nativo do Marrocos, quando chamavam ela disso estavam dizendo que ela era muito dura nas negociações, hahaha) várias vezes por vários comerciantes diferentes. Mas no final, depois de acordar o preço, era sempre muito legal – os vendedores abraçavam a gente, contavam sobre a família, essas coisas todas.

Aí é ela pechinchando um camelinho de couro artesanal lindo.

No nosso último dia, quando passamos lá de novo para os meninos comprarem lenços, a Isa barganhou tanto que acabamos tomando chá de menta com o vendedor. Ele foi um com quem negociamos no primeiro dia, então já conhecia a gente. Foi engraçado porque ele tentava negociar comigo, que sou uma coração mole, mas a minha irmã sempre se metia!

A Isa foi a incubida de servir o chá para todos – fizemos uma rodinha de bancos na tenda e batemos um papo (ficamos sabendo que ele tem a loja há 22 anos e vimos fotos da família), foi demais!

Depois do mercado, demos uma volta pela praça antes de jantarmos e  voltarmos para o albergue para dormir (no dia seguinte teríamos uma early start, partindo para o deserto).

(a quantidade de motos e bicicletas é uma coisa insana – se você for meio lento, como eu, quase morre atropelado)

Ficamos na praça até o anoitecer e ela foi ficando lotada e linda, com mil barraquinhas de comida.

Não deixem de tomar laranjada na praça! A laranja de lá é uma meio avermelhada e é um mel!

No nosso último dia, o Carlos (namorado da Bel) e o José Luis (amigo dele) comeram esse caracóis nojentinhos, quase morri só de assistir.

Marrakech foi de outro mundo! Mesmo tendo pouquíssimo tempo por lá e não tendo visto nem metade do que gostaria de ter visto, eu amei.

Agora vou escrever o post do deserto, até já! :)