Marrocos – Marrakech

Queridos,

Faz mais ou menos uma semana que voltei da viagem mais incrível que fiz até agora nesse semestre internacional louco: Marrocos.

Foram só 4 dias e nós não conseguimos visitar tudo o que queríamos (não fomos a Fez, uma das cidades que mais indicaram!), mas foram 4 dias fantásticos!

Eu vou dividir a viagem em dois posts: um sobre Marrakech e um sobre o deserto do Saara.

Aí vai:

Nós chegamos em Marrakech por volta do meio dia de quinta-feira em um voo lindamente baratinho da Ryanair.

IMG_4467

Saindo do aeroporto, que era lindo, fomos para nosso hostel, o Riad Marrakech Rouge. Ele é hiper bem localizado, as pessoas que trabalham lá são simpáticas e solícitas e a decoração é maravilhosa.

IMG_4496

IMG_4476

(amei essa pintura)

IMG_4475

IMG_4481

IMG_4620

(e eles te servem chá enquanto você faz o check-in :)

IMG_4473

IMG_4487

IMG_4614

Assim que resolvemos tudo no hostel, fomos almoçar. Nossa primeira refeição foi linda, comemos tagine de carneiro (pretty much o que comemos durante toda a viagem, de tanto que gostamos).

IMG_4530

E observem a Coca-cola, que máximo:

IMG_4526

Depois do almoço, fomos para o Zoco, um mercado enoooorme que fica bem na praça principal, a Djemaa El Fna.

(ps: sorte que eu estava com outras pessoas – se dependesse de mim me encontrar naquelas ruelas, ia dormir no mercado, encolhidinha em um canto.)

IMG_4506

IMG_4511

IMG_4514

IMG_4542

IMG_4541

IMG_4558

IMG_4513

IMG_4549

IMG_4471

IMG_4508

IMG_4548

IMG_5295

No Zoco tinha de tu-do e é uma experiência obrigatória para quem viaja para lá. Antes de ir, meus amigos Belle e Peclat tinham ido e disseram que tudo era muito barato – lenços de seda pura por 10 euros! Eu fui com o seguinte pensamento “estou com a grana curta, só vou comprar uns lenços”. Claaaaaro que chegando a história foi outra: comprei um tapete para meu quarto no Rio (sim, consegui levar sem pagar excesso de bagagem – sou a rainha das malas), uma bolsa de couro, trezentos milhões de lenços e um par de sandálias.

A minha sorte é que minha irmã virou o terror do mercado, de tanto que barganhava. Em todas as barraquinhas que fomos ela dobrou os comerciantes e sempre conseguia o preço que ela queria (os nossos lenços de seda saíram a 4 euros O.o). Ela foi chamada de Berber (o povo nativo do Marrocos, quando chamavam ela disso estavam dizendo que ela era muito dura nas negociações, hahaha) várias vezes por vários comerciantes diferentes. Mas no final, depois de acordar o preço, era sempre muito legal – os vendedores abraçavam a gente, contavam sobre a família, essas coisas todas.

IMG_4569

Aí é ela pechinchando um camelinho de couro artesanal lindo.

No nosso último dia, quando passamos lá de novo para os meninos comprarem lenços, a Isa barganhou tanto que acabamos tomando chá de menta com o vendedor. Ele foi um com quem negociamos no primeiro dia, então já conhecia a gente. Foi engraçado porque ele tentava negociar comigo, que sou uma coração mole, mas a minha irmã sempre se metia!

IMG_5302

A Isa foi a incubida de servir o chá para todos – fizemos uma rodinha de bancos na tenda e batemos um papo (ficamos sabendo que ele tem a loja há 22 anos e vimos fotos da família), foi demais!

IMG_5298

Depois do mercado, demos uma volta pela praça antes de jantarmos e  voltarmos para o albergue para dormir (no dia seguinte teríamos uma early start, partindo para o deserto).

IMG_4567

IMG_4579

IMG_4578

IMG_4609

(a quantidade de motos e bicicletas é uma coisa insana – se você for meio lento, como eu, quase morre atropelado)

IMG_4593

Ficamos na praça até o anoitecer e ela foi ficando lotada e linda, com mil barraquinhas de comida.

IMG_4654

Não deixem de tomar laranjada na praça! A laranja de lá é uma meio avermelhada e é um mel!

IMG_4603

IMG_4596

IMG_4639

IMG_4650

No nosso último dia, o Carlos (namorado da Bel) e o José Luis (amigo dele) comeram esse caracóis nojentinhos, quase morri só de assistir.

Marrakech foi de outro mundo! Mesmo tendo pouquíssimo tempo por lá e não tendo visto nem metade do que gostaria de ter visto, eu amei.

Agora vou escrever o post do deserto, até já! :)

Deixe uma Resposta

