Duas leituras

Essa semana me mostraram dois artigos que eu gostei muito e queria compartilhar com vocês.

1-O primeiro foi publicado na Carta Capital e é um texto da Marsílea Gombata sobre o excesso de cliques fotográficos em nossas vidas. Eu, que tirei 800 fotos da fazenda da minha família no meu primeiro dia de estadia, me senti não só como o público alvo do texto, mas também como o objeto de estudo, hehe.

Ela coloca que nossa geração (que eu adoro, mas que – constatei – é muito pirada) está trocando o clicar para guardar pelo clicar para viver. Achei que fez algum sentido. Acho que a fotografia digital com gigas cartões de memória e fotos praticamente ilimitadas deixou os fotógrafos meio sem parâmetro. Eu mesma fiz um experimento na viagem ao Reino Unido: tirei só fotos que eu realmente queria tirar, sem os trilhões de cliques (só alguns milhares, hehe) que só servem para registrar a cara da ponte x ou do monumento y. O resultado foi que cheguei em casa com beeeeeeem menos fotos, mas fotos mais legais. Eu acho que quando a gente se impõe um limite, pensamos mais sobre o objeto a ser fotografado e a foto sai, consequentemente, melhor.

brasiliana-1

Uma das partes que mais gostei do artigo foi um outro argumento, que diz: Metalinguagem. “Você fotografa não mais para guardar o momento, mas para esquecer”, afirma Fábio Seixo, do projeto Photoland

I relate 300% to that. No sentido de que hoje guardamos tanta informação nas caixolas que para guardar sem ocupar a cabeça, fotografa-se. Weeeeird.

É isso, leiam, se quiserem!

2-O segundo é da Folha de S. Paulo e é o relato de uma brasileira que vive em Londres – a autora do texto, Silvia Salek- e que, por adotar um horário de trabalho mais flexível (e humano, em oposição a robô), não precisa tercerizar a criação dos filhos. Achei o termo terceirizar empregado em relação à criação dos filhos pesado, mas no fim é isso mesmo, né?

Muito legal e dialoga bastante com uma das coisas que mais levo em consideração ao pensar sobre minha carreira :)

Para ler, cliquem aqui!

One thought on “Duas leituras

  1. Vou querer ver ler esse da foto. Mas acho que concordarei com o texto.. .bom que você fez o teste na Inglaterra! Beijos!

Deixe uma Resposta

