Dublin

*Ao som de U2, claaaaaro.

Chegamos em Dublin por volta das 22 h e só deu tempo de deixarmos nossa tralha no albergue e comermos algo antes de dormirmos, já que pretendíamos ter um early start no dia seguinte.

Bem, a gente tinha uma lista enooorme de coisas para fazer em dois dias, mas resolvemos chill out e fazer o que dava. No final acho que rendeu bem!

Começamos indo para a Killingham gaol, uma cadeia muito presente no movimento de independência da Irlanda (que é suuuuper recente). Lá foram presos e executados os principais líderes do movimento. A história toda é bem triste…

A cadeia também é legal porque ela tem uma ala enorme que foi reformada na época vitoriana e tem uma proposta totalmente diferente do resto da prisão, que é a da reforma efetiva dos presidiários. Essa foto abaixo é dessa ala. Reparem que ela é super clara e ampla – naquela época acreditava-se que um ambiente escuro, sem ventilação, superpopulado só acentuaria o comportamento ‘criminoso’. Faz sentido, né?

Aliás, como toda a questão da independência é recente, lá o nacionalismo está super em alta. Um sinal disso é que todas as placas da cidade têm como primeira língua Irish (ou Gaelic).

Nós perguntamos para um guia de um dos museus que fomos se todos lá falam Irish e ele disse que quase ninguém em Dublin é fluente, mas que aprendem na escola. Os que mais falam como primeira língua são as pessoas mais do interior.

Saindo da cadeia fomos fazer algo mais light: a fábrica da Guiness :D

O lugar é muito impressionante. É enorme e você vai passando pelas várias etapas da produção da cerveja (com direito a aromas no ar correspondentes ao que está sendo narrado, muito legal!).

Esse é o Arthur Guiness, o homem a quem vocês devem agradecer toda vez que bebem o líquido mágico :)

O prédio da Guiness é feito para que quando você acabe de ver todo o processo de produção, você chegue no topo, que tem uma vista inacreditável de Dublin (a primeira foto do post tirei de lá) e onde tem um bar para você tomar uma Guiness com o cupom que ganhou na porta. Just perfect.

Almoçamos por lá mesmo e eu comi um creminho de limão muito delícia. (Estou com desejo de torta de limão desde o meu aniversário e não encontro em lugar nenhum).

Saindo da fábrica tentamos ir ao Dublin Writers Museum, mas não conseguimos por causa do horário. Então aproveitamos para dar uma volta pelo centro e pela região do Temple Bar, que não tínhamos visto ainda.

No fim do dia fomos ao Bewley’s para jantar, tomar um café e comer bolo :)

Lá é lindo, lindo, lindo e deu vontade de comprar vários chás, mas não cabia mais nenhum na mala.

Comemos uma pizza deliciosaaaa:

E depois eu tomei um chá e um pedaço de bolo, que ganhamos com o Dublin pass que fizemos no início da viagem!

Depois disso we called it a day.

No segundo dia acordamos cedinho e fomos para o Saint Stephen’s Green, que é um parque enooorme e lindo. Apesar do frriiiiiooo que sentimos, foi um ótimo passeio.

(sempre lembro da minha mãe quando vejo esses marrequinhos, que ela ama!)

Saindo do parque, fomos para o The Little Museum of Dublin, o museu  mais legal que eu vi na viagem! Trata-se de um museu sobre o século XX cujo acervo foi todo doado por moradores de Dublin. O museu busca contar a história da cidade através de objetos mais pessoais. Eu achei demais a ideia e a execução!

(Amei essa foto do pessoal do U2 novinho!)

Depois do museu demos um pulo na estátua do Oscar Wilde, que é um dos meus escritores prediletos.

Eu tinha planos de tirar uma foto com a estátua, mas tinha tanta gente lá tirando foto que eu desisti ¬¬.

Da estátua seguimos para um dos melhores momentos da viagem: o nosso brunch no no name bar, que é de fato um bar sem nome <3

Começamos o brunch nessa área liiinda, que era aberta:

Mas aí ficamos com muito frio e migramos para a parte de dentro, que era igualmente charmosa:

Depois do brunch (que eu recomendo muito), demos mais uma volta por Dublin antes de irmos embora.

Passamos por uma loja de discos muito legal, que tinha to-do tipo de música.

Eu e Bel compramos o lp do Boy, do U2, para pendurarmos na parede do nosso quarto.

Depois disso fomos para o aeroporto e voltamos para Madrid  :)

Espero que vocês tenham gostado dos posts da viagem do Reino Unido!