Brains!

Essa semana foi cheia de novidades pensantes na minha vida :)

Eu estava com a sensação, desde que terminei Letras na PUC, de que meu cérebro estava encolhendo. Meu trabalho, apesar de ser um esforço majoritariamente intelectual, não exige de mim que eu realmente pense a fundo alguma questão. E eu sou, por natureza, acho, curiosa. Depois que terminei a graduação fiz vários cursos, em várias áreas – desde história da arte no Brasil, na EAV do Parque Lage, a Negócio de Moda, na FGV. O curso do Parque Lage ainda teve algum nível de profundidade e me pôs para pensar um pouco, mas todos os outros foram totalmente superficiais, não se aprofundaram em nada específico (e, depois de um bacharelado em Letras, a gente se acostuma a ir loooonge nas questões).

Resultado: estou há 3 anos pensando no que eu quero estudar no mestrado e sem chegar a nenhuma conclusão (eu pareço querer estudar tudo), até que um dia, conversando com minha cunhadinha linda, Clarissa, ela disse que ia fazer uma matéria do mestrado de história na PUC esse semestre – um Seminário Especial cujo tema é: Afirmação, Modelagem e Dissolução da Subjetividade: tradições, contextos e experiências. Quando vi, já estava lá, de ouvinte, anotando que para a semana que vem tenho que ler dois capítulos do Max Weber (help!).

Por enquanto só tivemos a aula de apresentação mas, devo dizer, estou animadíssima! Muito me interessa estudar subjetividade, acho que esse tema é subjacente a todos os temas que me chamam atenção hoje, inclusive moda como expressão do indivíduo e pesquisa de comportamento (para citar alguns :).

Além disso, estou adorando o Habitante Irreal, do Paulo Scott. No nosso grupo de leitura, decidimos que leríamos clássicos intercalados com contemporâneos, então depois de A Morte do Caixeiro Viajante, do Arthur Miller, o eleito foi um brasileiro que está presente nessa lista que a Lu fez ;) O livro se passa no fim da década de 1980 e retrata um pouco daquela geração Legião Urbana, então eu estou simplesmente pirando! Ainda descobrimos um artigo sobre o livro escrito por um dos melhores professores de literatura da PUC, o Karl Erik Schøllhammer.  Parece que no texto (que eu ainda não li, vou ler quando terminar o livro) ele fala um pouco de novas formas de realismo – no caso, no Brasil-, um tema que permeia todas as leituras que mais têm me atraído ultimamente (Murakami, para mim, é um grande exemplo!).

Hoje estou divagando além do normal, né?

Bem, além de estar com a cabeça a mil nas novas leituras e no novo curso (e em uma mega novidade que vou contar para vocês amanhã), hoje chegaram meus dois livros da geração beat:

On the road, the original scroll, do Kerouac, e Howl, do Allen Ginsberg. O mundo elegeu On the road como representante máximo dos beats, mas a Ana elegeu o Howl, então tive que comprar os dois, porque se Ana acha isso, eu preciso, no mínimo, investigar.

Isso tudo está me inspirando e meu cérebro está finalmente largando o sedentarismo (vamos deixar isso para o resto do corpo, que ainda não consegue se esticar como deveria nas aulas de balé).

E vocês, amigos e leitores formados? Também sentem que a inteligência está atrofiando de vez em quando?

4 thoughts on “Brains!

  1. Eu sempre sei que o meu cérebro exige novos desafios (ou está perigosamente perto de se sentir atrofiando) quando surgem vontades loucas de ler 3, 4 livros ao mesmo tempo, em temas tão variados quanto sociologia, relações internacionais, física teórica (nerd!) e/ou ficção… aliás, estou passando por isso agora. O corpo, coitado, já até desistiu dos alertas sobre sedentarismo… agora ele espera, paciente, a chance de receber alguma atenção… rs

  2. Nossa! Você acabou de descrever uma sensação que tenho frequentemente. Acho que chega um certo dia em que nosso trabalho, apesar de demandar raciocínio, cai um pouco no “automático”. Vou tentar me inspirar em você e descobrir mais projetos que me interessam…. ;) beijoo

Deixe uma Resposta

