Titanic, 15 anos depois

Sexta-feira (13!) fui assistir Titanic em 3D, no Imax e –surprise– não me emocionei. Nem um pouco. Nem meia lágrima. Achei muito estranho, sou terrivelmente chorona em filmes assim. Acho que é porque, na verdade, Titanic é um romance muito brega, com falas muito bregas e, naquela época, o Leo e a Kate não eram atores muuuito bons. Ah! E a única coisa em 3D foi a legenda. hahaha

That said… Eu amo o Imax, acho que é uma experiência de cinema totalmente diferente. Assistir Titanic com uma tela daquele tamanho foi overwhelming, até meio claustrofóbico na última metade. O filme, apesar de ser mega meloso e etc., é muito bem feito e acho que tem muito valor histórico, já que o James Cameron é Titanic-obsessed e realmente pesquisou muito, muito, muuuuito sobre o tema.

Sobre o filme:

*Leonardo Dicaprio não poderia mesmo ter tido outro destino a não ser virar obsessão teen da época. Ele era muito lindinho e totally hot.

*Não sei como a Kate ficou com fama de cheinha nesse filme. Ela está deslumbrante, com um corpo maravilhoso e uma beleza clássica (e roupas que eu gostaria muito que pertencessem ao meu guarda-roupas :)

*Uma das minhas cenas prediletas é a que eles dançam na festa da third class!

*Fotos do behind the scenes! Adoro essas curiosidades :)

*Vocês sabiam que os desenhos do Jack no filme foram feitos pelo James Cameron? Nice, huh?

Sobre o fato histórico, a National Geographic desse mês tem uma matéria enorme e algumas coisas que achei mais legais foram:

*O Titanic era realmente imenso. Minha irmã estava me contando como a notícia do naufrágio foi impactante para o mundo, na época. Ela leu que o Titanic era (e é até hoje? não tenho certeza) o maior objeto construído pelo homem e o fato de ele ter naufragado por uma colisão com uma coisa tão natural e passiva (um simples iceberg, que boiava its way through existence) foi como uma espécie de tapa na cara do homem, mostrando que todo aquele progresso sem freio não era tão poderoso assim.

*Só 32% das pessoas no navio se salvaram e a grande maioria era mulheres e crianças. Quase nenhum homem foi salvo e os que deram seu jeitinho (teve um que se fantasiou de mulher!) foram considerados grandes covardes.

*Até encontrarem os destroços do Titanic, a imagem do naufrágio no imaginário coletivo era algo muito mais tranquila do que o que realmente aconteceu. Pensava-se que o navio tinha afundado “na horizontal”, de forma bem distribuída, digamos assim, e não como vemos no filme – o navio se partindo ao meio e depois caindo na vertical, algo muito mais impactante.

*Algumas fotos tiradas pelo fotógrafo Francis Browne, que esteve no navio quando ele estava a caminho de Cobh, na Irlanda (as duas acima são dele):

*Fotos de como o Titanic era e como está!

*Acho tão engraçado como, em inglês, navios são chamados de ‘she‘. Isso deve vir de toda aquela cultura de marinheiro, né? Muito legal!

Acho que quem curtiu o filme da primeira vez, vale ir ver de novo! Ver no cinema é sempre diferente de ver na tv, né.

ps.: pergunta boba, mas não tem como não pensar nisso assistindo o filme: o que vocês teriam feito? Se jogado no mar? Tentado sobreviver até o último momento? Achado uma arma e bum? Eu não faço ideia, mas acho que teria morrido do coração, muito antes de morrer afogada!

One thought on “Titanic, 15 anos depois

  1. Só pra falar que você é uma insensível-coração-de-gelo e que Titanic provoca SIM fortes (fortíssimas?) emoções nos seres humanos normais. É isso.

Deixe uma Resposta

