Extremely loud and incredibly close

Comecei a ler o livro que eu estava esperando chegar, o Extremely Loud e Incrdibly Close, do (maravilhoso) Jonathan Safran Foer!

O livro é um primor, um work of art. A escrita é maravilhosa, mas estou falando mesmo do formato do livro. O personagem principal é o Oskar, um menino que tem lá por seus 11 anos e perdeu o pai no 11 de setembro. Algumas partes do livro são escritas como se fossem o caderno dele, onde ele faz anotações e cola fotos que ele tira com a máquina do avô.

Essa página, por exemplo, é uma folha daqueles bloquinhos de teste de papelaria, onde a gente testa canetas. Nessa parte ele observa como as pessoas sempre escrevem o próprio nome ou o nome da cor da caneta! Bem verdade, né?

O resultado é um texto interativo, incrível! Eu funciono muito à base do visual, então estou amando!

Mas o que mais me chamou atenção no livro meeesmo foram as últimas páginas, que são um flipbook (desses que você passa as páginas rápido e parece um filmezinho) criado a partir de uma foto tirada por Lyle Owerko de um homem caindo do World Trade Center. No flipbook, o homem está subindo, e não descendo. genius. Achei isso de uma sensibilidade tal que o livro em si pode até não ser maravilhoso (duvido, já estou amando) que só essas últimas onze páginas já valem.

*em português

*em inglês

*trailer

*entrevista

E uma foto do casal da literatura jovem americana:

(eu super paqueraria o Jonathan, se ele não fosse casado com a Nicole hahaha)

4 thoughts on “Extremely loud and incredibly close

  1. Pingback: 2011 foi um ano legal « Os detalhes

Deixe uma Resposta

